Missão: A Revista Relicário é um periódico multidisciplinar, de circulação nacional e internacional, cuja missão é publicar artigos, ensaios e resenhas que apresentem reflexões teóricas consistentes e inovadoras, com bibliografia atualizada, ampliando as fronteiras dos debates acadêmicos no campo dos estudos museológicos, artes sacras e áreas afins. A Revista deve se consolidar como um veículo de divulgação de trabalhos inéditos, de cunho acadêmico.

Política Editorial: A Revista Relicário é um periódico de publicação semestral. A Revista aceita originais em português, em espanhol, inglês ou francês, que serão publicados na língua em que foram apresentados, em forma de artigos, ensaios e resenhas, que podem ser tanto específicos a uma determinada disciplina quanto interdisciplinares em sua metodologia, teorização e bibliografia, desde que tratem de temas relativos à museologia, artes sacras, procedimentos de preservação da memória social e experiências relacionadas à Diocese de Uberlândia.

Artigos

Os artigos são apreciados pelo Conselho Editorial, que elabora um primeiro parecer e indica os pareceristas ad hoc para os quais o artigo será enviado se necessitar. Havendo divergência dos pareceres, envia-se para um terceiro parecerista. No caso de serem necessárias mudanças no texto, após a reapresentação pelo autor, o/a coordenador/a ainda realiza mais uma leitura para verificar se foram atendidas as solicitações dos pareceristas, podendo em alguns casos, pedir a opinião dos mesmos. O tempo médio de tramitação dos artigos é de 6 meses, dependendo muitas vezes da agilidade do próprio autor em realizar as mudanças solicitadas. São publicados entre 5 e 6 artigos em média a cada edição nesta seção.

Resenhas

Nesta seção são publicadas resenhas de livros lançados no campo dos estudos museológicos e de artes sacras no Brasil e em outros países, que se caracterizem por uma avaliação crítica e contextualizada da produção. As resenhas apresentadas são avaliadas também pelo Comitê Editorial.

Notas

A Revista publica também uma seção NOTAS, composta por resultados de projetos da Diocese. A coordenação da revista administra os procedimentos de rotina; planeja as atividades, distribuindo funções e tarefas; organiza as pautas e o cronograma das reuniões; estabelece as linhas gerais da política editorial a partir das discussões e sugestões das reuniões, definindo juntamente com as demais editoras os números das revistas e programando as ações futuras, mantém o diálogo com os/as autores/as, pareceristas, instituições, visando ao fortalecimento da revista.

Avaliação Pelos Pares

Com circulação nacional e internacional, a Relicário adota o processo de revisão (double blind peer review) entre os membros dos Conselhos Editorial e Consultivo em sistema duplo de revisão anônima, ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo.

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber nas áreas de sua atuação. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores que sejam mestres, doutorandos ou doutores reconhecidos nos temas tratados.

Em caráter excepcional, podem ser convidados a contribuir para um dado número autores que tenham notório reconhecimento entre seus pares quanto ao domínio do tema.

Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos Diretor da Revista e Editor Responsável.  Se estiverem dentro das normas da revista e da linha editorial, serão encaminhados à avaliação de membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc por eles indicados, com reconhecida competência na área de conhecimento.

Em caso de dúvida, será consultado um segundo parecerista. A decisão do Conselho Editorial quanto à publicação ou não do artigo será comunicada por meio eletrônico aos autores. O prazo para resposta definitiva ao autor do trabalho submetido à avaliação é de até 90 dias, contados a partir da data do recebimento.  Os autores receberão a decisão de publicação ou não de seus textos e, se for o caso, a data provável de publicação.

Os pareceres serão referendados pelo Conselho Editorial e comunicados imediatamente ao autor. O autor que tiver seu trabalho aceito deve apresentar autorização expressa de publicação. As matérias aprovadas com restrições serão encaminhadas novamente aos autores para reformulação. O encaminhamento da versão modificada deverá ser feito no prazo máximo de 15 dias após o recebimento da notificação. O autor deverá incluir uma carta  esclarecendo as modificações feitas e justificando aquelas que não julgar pertinentes. Pede-se que as alterações estejam em vermelho e sem utilização da ferramenta “Comentários” do Word. Caso as modificações  não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas, a Comissão Editorial  reserva-se  o direito de recusá-las.

Os textos recusados poderão ser reapresentados após uma reformulação substancial, conforme indicações dos pareceristas. Nesse caso poderão ser novamente encaminhados aos mesmos pareceristas que os avaliaram anteriormente.

A revista tem como procedimento padrão  fazer uma rigorosa edição e preparação de texto dos trabalhos já aceitos,  reservando-se o direito de entrar novamente em contato com os autores para resolver dúvidas e apresentar sugestões, visando maior clareza e coerência na exposição das idéias, sempre que julgar necessário.  Modificações de estrutura ou conteúdo só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Se o texto for aceito para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação e pequenas modificações para viabilizar o processo de publicação.

Todo material destinado à publicação, encaminhado e já aprovado pela revista, não mais poderá ser retirado pelo autor sem a prévia autorização do Conselho Editorial.

Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus textos e concedem à revista o direito de publicação inédita, podendo dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Relicário, volume, número, páginas).

As ideias e conceitos dos artigos assinados são de responsabilidade dos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexações

A Revista Relicário é indexada nas seguintes bases: